terça-feira, 9 de março de 2010

Já saiu o artigo no urbietorbi (http://www.urbi.ubi.pt/) referente ao nosso encontro de dia 3 de Março.
As "nossas jornalistas" não só aprenderam um pouco de tricot como escreveram um simpático artigo que é mais uma forma de dar a conhecer o nosso trabalho.

Um muito obrigada!!!

Aqui fica o artigo :

Um projecto solidário

Aprendendo novas técnicas artesanais, avivando a memória das mais esquecidas, conversando e rindo, assim são as tardes de um grupo de mulheres que pretende deixar o seu contributo junto dos que mais precisam
Por: Nilce Teixeira Em: Terça, 9 de Março de 2010

Agulhas, lãs, linhas, tesouras, tecidos, feltros, boa vontade e divertimento são alguns dos materiais exigidos por este grupo. Tecidos e Partilhados é formado por mulheres que se encontram periodicamente com o objectivo de partilhar.

O Encontro Tecidos e Partilhados decorreu no dia 3 de Março, na loja Ponto Já, nas instalações do Mercado Municipal da Covilhã. A segunda reunião do grupo permitiu a troca de novas ideias, surgindo a proposta para a organização de um Dia Internacional de Tricotar em Público, bem como novos projectos com o intuito de ajudar quem mais precisa.

O início do projecto está ligado ao workshop Fadas de Lã, um evento que ensinava a mulheres de todas as idades diversas técnicas da lã em rama, tentando aplicá-las aos produtos dos dias de hoje.A cumplicidade entre as participantes tornou possível a criação de um projecto cujo objectivo passa por ajudar pessoas e instituições desfavorecidas. "É uma maneira de aprender e ajudar o próximo", confessa Andréa Peixoto uma das participantes.Cada artesã elabora a sua peça de forma entusiástica procurando sempre aprender mais um pouco. "Quem sabe mais ensina a quem sabe menos", explica Marina Rocha responsável pelo projecto Tecidos e Partilhados.

O objectivo é reunir o maior número de peças de artesanato para que possam depois ser vendidas ou doadas a quem necessita. Para além de ajudar, este grupo de mulheres convive, partilha experiências, técnicas e conhecimentos.

Este é um projecto voluntário onde todas as ajudas são bem-vindas, "quem desejar contribuir com material para ser processado por nós pode fazê-lo", informa Marina Rocha.Esta iniciativa realiza-se mensalmente e dirige-se a toda a comunidade interessada em ajudar os mais carenciados. Para isso basta participar nos workshops, doar peças artesanais ou até algum material que será utilizado pelos membros do grupo.

1 comentário:

  1. oláa

    adorava poder participar =)quem sabe um dia =)

    Jinhuz e boa continuação =)))

    ResponderEliminar